Taxação de Trump expõe fracasso da extrema direita: ‘Resultado final humilha Eduardo Bolsonaro’

A ordem executiva de taxação de produtos brasileiros assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e publicada pela Casa Branca, deixou exposto o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que pode ter sido o grande derrotado da crise diplomática entre Brasil e os estadunidenses.

Nesta quarta-feira (30), Trump anunciou que a relação comercial entre o Brasil e EUA será taxada em até 50%, mas excluiu da medida 694 produtos. Na prática, alguns dos principais setores da economia brasileira – como aço, aeronaves e suco de laranja – mantiveram suas exportações sem tributos adicionais. Na prática, a decisão de Trump contraria o que Eduardo Bolsonaro tem alardeado em suas redes sociais.

“O resultado final humilha Eduardo Bolsonaro e o campo bolsonarista. Eles estavam cantando vitória e dizendo que estavam em contato direto com o Trump e no final ficaram para trás. Esses anúncios de hoje vão prejudicar ainda mais os bolsonaristas, pois o setor de carnes é base do bolsonarismo”, afirmou Rudá Ricci, cientista político e presidente do Instituto Cultiva.

Para Paulo Roberto de Souza, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e pesquisador do Instituto Democracia em Xeque, o governo brasileiro teve “uma vitória parcial.”

“Dentro do cenário que Trump e a extrema direita brasileira tentou engajar, e que até certo ponto foi referendada na opinião pública de uma semana para cá, houve uma vitória parcial. As exceções estratégicas demonstram que Trump foi bem assessorado em uma separação razoável entre o ataque político e o econômico”, explicou.

O cientista político Paulo Nicoli Ramirez, professor da FESPSP, avalia que “Lula sai uma figura mais forte porque tentou um diálogo com os EUA, que não houve porque os EUA não quis, e porque não admitiu intervir no Judiciário, um Poder independente. A família Bolsonaro saiu como grande derrotada, pois agiu contra os interesses nacionais”.

O post Taxação de Trump expõe fracasso da extrema direita: ‘Resultado final humilha Eduardo Bolsonaro’ apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.