
A partir desta sexta-feira (30) aposentados e pensionistas da Previdência Social poderão consultar, contestar e acompanhar análise de descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) direta e gratuitamente nas agências dos Correios em todo o Brasil.
A reportagem do Acorda Cidade foi até a agência dos Correios localizada na Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, para registrar a movimentação deste primeiro dia.

A devolução dos valores começou a acontecer na última segunda (26), e os valores serão depositados na conta junto com os benefícios mensais. Ainda assim o trâmite pode gerar dúvidas nos beneficiários.
No local a fila estava grande desde cedo. O primeiro da fila foi José Felipe. Ele ainda não tem certeza se teve descontos no benefício referentes à fraude envolvendo o INSS, então aproveitou a oportunidade para consultar. “Eu vim de Humildes, cheguei aqui 4h. Eu vou ver agora se teve desconto, mas desconfio que sim.” informou.
José Carlos da Silva, também chegou cedo para contestar descontos indevidos. “Senti falta de mais ou menos 250 reais no mês passado. Parece que esse dinheiro já começou a aparecer”. Apesar de achar que o dinheiro já está sendo ressarcido, o beneficiário foi até a agência para entender como será de fato a devolução.
Elizabeth Ferreira da Silva, mora no povoado Candeal II. Ela já perdeu a conta de quantos meses o desconto está acontecendo. “Todo mês era 30, 40, 60 reais é assim. Mas esse mês mesmo, ele descontaram 400 reais. Espero que vão me restituir para me dar o meu dinheiro que eu estou precisando. Porque pago cartão, pago tudo e esse mês fiquei devendo a maior parte.”
Aposentado desde 2014, José de Souza, morador do bairro Rua Nova, também teve uma problema grave. Segundo ele, os descontos não autorizados na conta vinham acontecendo há 2 anos. “Dois anos e pouco já descontando esse dinheiro. Lá no banco mesmo foi que descobriu. Eu não autorizei, se eu não assinei, eu não pedi. Cheguei aqui, era 5h10, agora é correr atrás, esperar o que vai resolver.”
Edvaldo Cardoso veio do bairro Gabriela. A situação foi parecida, ele teve descontos que desconhece, constam como se fosse de um sindicato. “Com certeza foi cobrado, uma coisa que eu não autorizei. Valores que eu procurei no INSS para reclamar os fatos, falaram que uma cobrança do sindicato. Não sei, eu não sei onde é que fica essa instituição.” explicou.
Joselito Mascarenhas de Souza notou os primeiros descontos há alguns meses e recentemente voltou a acontecer. “Percebi o valor de R$ 60 descontando no meu pagamento, isso foi há uns quatro, cinco meses atrás. E aí eu esperei para ver o que era, aí voltou novamente, veio em 2 meses seguidos.” explicou Joselito.
Nas agências os segurados poderão realizar as seguintes demandas:
– Verificar se houve desconto não autorizado;
– Confirmar autorizações previamente dadas;
– Solicitar a contestação;
– Acompanhar o andamento das contestações;
– Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;
– Receber orientações sobre como acessar os canais digitais.
Documentos necessários
Para ser atendido, é necessário apresentar apenas um documento oficial com foto.
Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer presencialmente, um representante legal poderá buscar o atendimento mediante procuração autenticada – com acesso limitado apenas à consulta de informações.
Investigação
Os descontos indevidos são alvo de investigação pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União (CGU), que apura a atuação de organizações criminosas para fraudar os benefícios previdenciários, associando de forma não autorizada os segurados do INSS. A fraude acontecia em função de falsificação de assinaturas e uma série de artifícios utilizados para simular uma autorização das pessoas que que não era real.
Veja o vídeo:
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.