Uma enchente repentina do rio Guadalupe, no estado do Texas, nos Estados Unidos, deixou pelo menos 24 pessoas mortas, nesta sexta-feira (04). Segundo a imprensa local, adultos e crianças estão entre as vítimas. Grande parte delas foi arrastada pela correnteza súbita, causada por uma forte tempestade. A cidade Kerrville, na área central do estado, é uma das áreas mais atingidas.
“Neste momento, estamos em 24 falecidos”, disse à agência AFP o xerife do condado de Kerr, Larry Lethia, enquanto equipes de resgate tentavam localizar moradores presos na região ao noroeste da cidade de San Antonio.
O vice-governador do estado havia anunciado que 23 meninas que participavam de um acampamento cristão de verão, estão desaparecidas. Jornais locais, no entanto, divergem sobre os números. Alguns apontam que são 25; outros noticiam que são 23. Até o momento, cerca de 200 pessoas foram resgatadas.
As águas do rio Guadalupe atingiram 8 metros em poucas horas. Chuvas torrenciais, com uma intensidade não prevista pelo serviço de meteorologia, são a causa principal da enchente. Vídeos publicados nas redes sociais e divulgados pela imprensa mostram a força da correnteza, que arrastou casas e árvores.
Além das meninas do acampamento, outras pessoas também estão desaparecidas. Mas a quantidade exata não foi informada. Familiares das crianças desaparecidas buscam notícias das filhas pelas redes sociais. As autoridades orientam que eles aguardem as informações oficiais.
O governador do estado do Texas, Grego Abbott, declarou estado de emergência. Uma equipe, com quase 500 profissionais, está mobilizada nas buscas, com apoio de helicópteros e drones.
O post Enchentes no Texas deixam 24 mortos; ao menos 20 meninas estão desaparecidas apareceu primeiro em Brasil de Fato.