
A Prefeitura de Feira de Santana ainda está definindo os locais onde serão instalados os Ecopontos para descarte de entulho por parte dos carroceiros. O Acorda Cidade buscou uma resposta do secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, após mostrar um problema recorrente de lixo sendo descartado em pontos públicos na cidade.
Como o Portal já mostrou, um desses locais é o terreno próximo a Feirinha da Estação que há anos traz dor de cabeça aos moradores e trabalhadores da região. (Relembre aqui)

“Estamos ainda definindo os locais. Faltamos agora encontrar em alguns bairros da cidade, mais três pontos onde queremos pegar o domínio dessas propriedades, a maioria são da prefeitura para que a gente possa apresentar no projeto que está sendo elaborado para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).”
Ao Acorda Cidade, ele confirmou que antes disso, alguns pontos já estão sendo designados para atender exclusivamennte os carrocieros. Os demais transportadores, que são pessoas físicas e jurídicas, que têm um ganho maior, como caçambas e caminhões, eles têm que levar o entulho para o aterro sanitário.
O secretário também falou sobre as metas da Sesp referentes à coleta seletiva e ao incentivo à consciência ambiental da população. A pasta pretende implantar o serviço no centro comercial de Feira em parceria com a Associação Comercial e entidades de classe.
Segundo Justiniano, o objetivo é facilitar o serviço dos catadores informais, com o comércio abraçando e apoiando a iniciativa, por meio da prévia seleção de produtos descartáveis em sacos específicos.
“Estamos trabalhando já com nossa equipe, no Jardim Brasil, onde lá são oito condomínios e quatro já estão sendo trabalhados. E agora, no mês de julho, vamos fechar esse processo, vamos fazer já o recolhimento lá nesses condomínios. Vamos fazer também já de imediato aqui no Feraguai. Tivemos uma reunião importante com o Sandro, presidente da associação do Feraguai, e depois desses locais vamos fazer no centro da cidade, começando aqui pela Salles Barbosa.”
Outra iniciativa positiva que já está sendo implementada na cidade é o Repense, Reuse, para descarte consciente de roupas, sapatos e acessórios. Em parceria com a Associação Povo para o Povo Brasil, a prefeitura instalou no estacionamento da prefeitura um contêiner para recolher os objetos.

O objetivo é espalhar mais 40 pontos em locais estratégicos da cidade. O serviço fica disponível 24h, basta ir e colocar a doação na caixa. Justiniano também confirmou que ainda nesta semana, os outros pontos devem ser anunciados.
O secretário ainda destacou que o projeto é importante para a sustentabilidade do município, mas principalmente para a contribuição de Feira para diminuir a poluição da indústria da moda, que é a segunda mais poluente do mundo. Ela só fica atrás da indústria petrolífera. Ao invés de ir parar no aterro sanitário, causando mais danos ao meio ambiente, seu consumo pode virar solidariedade.
“No final, a ONG vem, recolhe e entrega associações para que possam fazer a recuperação de roupas ou de bolsas para que consigam realizar a venda em entidades, no caso de cooperativas de catadores, essas cooperativas de mulheres, para que possa gerar renda para famílias.” Parte dos recursos arrecadados com a venda de roupas do Repense Reuse, poderá ser destinada a ações sociais voltadas ao esporte em Feira de Santana.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Descarte irregular de lixo em Feira de Santana volta a preocupar moradores: “É a mesma reclamação de sempre”
Feirenses já podem doar roupas e sapatos em contêiner no estacionamento da Prefeitura
Repense Reuse: iniciativa poderá fortalecer práticas esportivas em Feira de Santana
Feira de Santana terá ecopontos para descarte de entulhos por carroceiros
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram