Submarino nuclear USS Helena (SSN‑725) deixa o serviço ativo após 38 anos de serviço

Foi realizada no dia 25 de julho no Museu Naval Subaquático dos EUA, em Keyport (Washington), a cerimônia oficial de descomissionamento do submarino nuclear de ataque USS Helena (SSN‑725), após 38 anos de ativa.

Comissionado em 11 de julho de 1987, na base naval de Groton (Connecticut), o USS Helena foi o 37º submarino da emblemática classe Los Angeles. Ao longo de sua carreira, participou de diversas operações no Atlântico, Pacífico, Mediterrâneo e Índia, incluindo missões de projeção de poder, combate submarino e patrulhas estratégicas. Ganhou múltiplas honrarias, como cinco Meritorious Unit Commendations e dois Battle Efficiency “E” Awards.

Durante o evento de hoje, Cmdr. Kyle Jones, último comandante da unidade, destacou o legado do submarino como símbolo de “valor, resiliência e compromisso inabalável com a defesa dos ideais americanos”. Ele lembrou que a Helena foi a quarta embarcação da Marinha dos EUA a receber esse nome, em homenagem à capital de Montana, e enfatizou sua atuação silenciosa — mas decisiva — nos oceanos do mundo.

A classe Los Angeles foi considerada a espinha dorsal da frota submarina americana por mais de 40 anos, atuando em missões que vão desde o uso de mísseis Tomahawk TLAM para ataque terrestre até apoio a operações de forças especiais e guerra de minas. O USS Helena, como parte dessa classe, foi usado intensamente em inteligência, vigilância (ISR), combate naval e apoio a porta-aviões.

Com o descomissionamento da Helena, somente o USS Newport News (SSN‑750) permanece ativo como exemplar da classe original com “fairwater planes” (lemes de profundidade na vela). Essa redução reflete a progressiva modernização da frota submarina dos EUA, substituindo unidades mais antigas por modelos aprimorados ou novas classes.

Concluído o recolhimento da bandeira, a embarcação deve ser encaminhada ao Programa de Reciclagem de Submarinos e Navios (Ship‑Submarine Recycling Program) na Estaleiro Naval Puget Sound, em Bremerton, onde será desmontada e seu combustível nuclear removido, conforme protocolo ambiental e de segurança da Marinha dos EUA.

O fim de serviço do USS Helena (SSN‑725) marca o encerramento de uma era para a classe Los Angeles versão I, representando o legado de quase quatro décadas de domínio tecnológico e operacional no domínio submarino.

O post Submarino nuclear USS Helena (SSN‑725) deixa o serviço ativo após 38 anos de serviço apareceu primeiro em Poder Naval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.