Projeto vai instalar sistemas de energia solar em 20 instituições sociais

As organizações selecionadas receberão um sistema fotovoltaico com capacidade de até 5 kWp. Foto: Freepik

Organizações sem fins lucrativos podem receber um sistema de energia solar em suas sedes, conforme publicado pelo edital Solar Social, da empresa que atua nos segmentos do setor elétrico, EDP.

O projeto prevê a destinação de até R$ 650 mil para apoiar a transição energética em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) localizadas em São Paulo e no Espírito Santo.

O objetivo é instalar os sistemas em 20 instituições, contribuindo para a redução de custos com eletricidade e promovendo uma atuação mais sustentável.

As inscrições seguem abertas até o dia 5 de setembro, por meio da plataforma Prosas.

Para participar, as instituições devem estar situadas na área de concessão da EDP (municípios indicados no edital).

Além disso, devem apresentar um projeto demonstrando como irão reinvestir a economia obtida com a energia solar em outra iniciativa de impacto social. Por exemplo, melhorias em infraestrutura educacional ou ampliação de serviços prestados à comunidade.

As organizações selecionadas receberão um sistema fotovoltaico com capacidade de até 5 kWp, capacitação em temas como Eficiência Energética, Consumo de Energia Responsável e manutenção dos painéis.

Critérios de seleção

A escolha das OSCs será baseada em critérios como:

  • Impacto social da organização;
  • Alinhamento com os pilares da EDP: Energia e Educação;
  • Capacidade de gestão do projeto e governança;
  • Condições de infraestrutura para a instalação do sistema.

A divulgação das instituições selecionadas está prevista para o dia 12 de dezembro, e a execução ocorrerá ao longo de 2026.

Energia como vetor de transformação

O diretor de ESG da EDP na América do Sul, Dominic Schmal, destaca que o investimento está alinhado à estratégia da empresa de promover uma transição energética justa e inclusiva:

A nossa estratégia de impacto social tem como um dos pilares a Energia do Amanhã, que engloba iniciativas que visam contribuir para ampliar o acesso à energia, capacitar e promover a empregabilidade nesta área e fomentar a eficiência energética, o que está alinhado à estratégia global da EDP de liderar uma transição energética justa e inclusiva,

Dominic Schmal

Em 2024, conforme divulgado, a EDP ampliou em 34% os investimentos em projetos sociais ligados à transição energética, somando cerca de R$ 1,4 milhão.

Entre as ações já desenvolvidas estão os projetos Comunidade Solar, em Vila Velha (ES), e a Microusina Solar Social, em Ferraz de Vasconcelos (SP).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.