Juiz que salvou advogado de engasgo nunca havia aplicado Manobra de Heimlich

Juiz que salvou advogado de engasgo nunca havia aplicado manobra de Heimlich
Momento em que o juiz do trabalho, Danilo Gonçalves Gaspar, aplica manobra de Heimlich em advogado | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Na última terça-feira (5), um advogado sofreu um engasgo e foi salvo pelo juiz do trabalho Danilo Gonçalves Gaspar, durante uma audiência de instrução, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), em Salvador.

A sessão judicial era gravada e o registro em vídeo mostra o momento em que o juiz do trabalho Danilo Gonçalves aplica a Manobra de Heimlich (procedimento de primeiros socorros usado para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa que está engasgada) no advogado, representante da empresa envolvida na ação.

O juiz do trabalho Danilo Gonçalves afirmou em entrevista ao g1, que nunca havia realizado a técnica, mas sempre procurou estudar procedimentos de primeiro socorros. “Na minha vida inteira, eu sempre busquei ter conhecimentos em outras áreas fora da minha formação, que é jurídica. Antes de ser jurista, sou um cidadão, e a gente busca, de alguma forma, se sentir pronto para ajudar as pessoas” , disse o magistrado.

Ele contou ainda que não chegou a ver o momento do engasgo, porém notou o desconforto do advogado, quando tentou agir com celeridade aplicando a Manobra de Heimlich. Para o juiz o motivo do engasgo pode ter sido algum alimento, como bala ou chiclete.

“Me aproximei dele, percebi que ele já estava ali com as vias aéreas bastante comprometidas e adotei o protocolo de segurança. Graças a Deus, a manobra foi bem sucedida, ele rapidamente se restabeleceu e a gente fez a audiência normalmente. Em onze anos de magistratura, nunca vivi nada parecido”, relatou o juiz do trabalho.

Apesar da audiência ter sido a última envolvendo a ação, o juiz disse que está ansioso para reencontrar o advogado em outra sessão judicial.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.