Bairro Rua Nova vai se tornar bem cultural imaterial de Feira de Santana

Desenvolvido a partir da “Fazenda de Dona Pomba”, conhecido pela relevância histórica, cultural, social e econômica na formação da identidade feirense, o bairro Rua Nova será considerado bem de natureza imaterial do Município. É o que determina um projeto de lei, de autoria do vereador Galeguinho SPA (UB), aprovado em segunda discussão e por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (6).

O reconhecimento tem como objetivo a valorização, preservação e promoção da memória coletiva associada ao bairro, incluindo suas manifestações culturais, religiosas, arquitetônicas, artísticas, gastronômicas e tradicionais. A inclusão da Rua Nova como bem cultural imaterial, destaca Galeguinho, deverá ser registrada nos cadastros municipais de patrimônio cultural e poderá ser objeto de políticas públicas de proteção, incentivo, fomento e valorização.

De acordo com o projeto, o Poder Executivo, por meio dos órgãos competentes na área da cultura, poderá realizar estudos, levantamentos e registros audiovisuais, fotográficas e documentais sobre o bairro, além de promover atividades educativas, culturais e turísticas que fortaleçam sua identidade e apoiar eventos e expressões culturais que representem a tradição local.

Informações da Câmara Municipal de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.