O assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, confirmou nesta quinta-feira (7) a reunião entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump. O local do encontro, segundo ele, já foi definido, mas será anunciado posteriormente.
De acordo com Ushakov, as partes concordaram em realizar um encontro entre os presidentes dos países “nos próximos dias”.
“A próxima semana foi designada como ponto de referência para o encontro entre Putin e Trump, mas é difícil dizer quantos dias os preparativos levarão”, disse o assessor presidencial em comunicado divulgado pela chancelaria russa.
Yuri Ushakov também observou que o enviado presidencial dos EUA, Steve Witkoff, durante visita a Moscou na última quarta-feira (6), abordou a ideia de um encontro trilateral entre Putin, Trump e Zelensky. Mas, conforme o assessor, Moscou não comentou a proposta.
“Essa opção foi simplesmente mencionada pelo representante americano durante a reunião no Kremlin. Mas essa opção não foi especificamente discutida. O lado russo deixou essa opção completamente sem comentários. Propomos, em primeiro lugar, concentrar-nos na preparação de uma reunião bilateral com D. Trump e acreditamos que o principal é que essa reunião seja bem-sucedida e produtiva”, completou.
O Kremlin havia declarado que na última quarta-feira (6), durante a visita do enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff, Moscou e Washington trocaram sinais sobre o conflito na Ucrânia e também foram discutidas as perspectivas de desenvolvimento de cooperação estratégica entre os dois países.
Posteriormente, Trump afirmou que as partes haviam feito grande progresso durante a reunião entre Witkoff e Vladimir Putin. Ele considerou as negociações altamente produtivas e acrescentou que pretende trabalhar nos próximos dias e semanas para pôr fim ao conflito.
O avanço sobre a reunião entre Trump e Putin acontece em meio ao fim do prazo do ultimato estabelecido pelos EUA contra a Rússia. O presidente dos EUA anunciou em 14 de julho um ultimato de 50 dias exigindo da Rússia avanços de paz na Ucrânia. Posteriormente, ele declarou que reduziria esse período para 10 a 12 dias, ou seja, a partir da próxima sexta-feira, 8 de agosto.
Trump afirmou que, no caso do não cumprimento das exigências por parte de Moscou, os EUA iriam impor tarifas de 100% sobre as importações de produtos da Rússia, bem como taxas secundárias sobre os países que comprarem petróleo, gás e outros recursos energéticos do país.
O post Kremlin confirma encontro entre Putin e Trump ‘nos próximos dias’ apareceu primeiro em Brasil de Fato.