
O Iate Clube do Espírito Santo (Ices), que completou 79 anos na quarta-feira (6), inicia neste sábado (9) mais uma edição da tradicional Taça Comodoro, competição que celebra o aniversário da instituição e reforça sua vocação náutica.
A primeira etapa acontece neste sábado e será dedicada à Classe Oceano, reunindo grandes embarcações que vão disputar, com emoção, um lugar no pódio.
Já a segunda etapa, no dia 24 de agosto, será destinada às provas da Classe Monotipos, envolvendo diferentes categorias e reunindo velejadores de todas as idades.
“A Taça Comodoro é um encontro que celebra a nossa tradição, valoriza a vela e incentiva novos talentos a se desenvolverem no esporte. O Iate Clube segue comprometido em manter viva essa paixão”, destaca o comodoro do Ices, Fabiano Pereira.
Serviço – Taça Comodoro 2025
1ª Etapa – Classe Oceano
Quando: sábado (9)
Oceano: ORC, RGS, RGS2 e Bico de Proa
Largada: 12h00
Local: Iate Clube do ES
2ª Etapa – Classe Monotipos
Quando: 24 de agosto
Monotipos: Optimist (Veteranos e Estreantes), Snipe, ILCA 4 e 6, Dingue, Windsurf (Open e Start)
Largada: 12h00
Local: Iate Clube do ES
Ices comemora conquitas na vela internacional
Os bons ventos estão soprando a favor da vela capixaba, que no mês passado teve duas conquistas de destaque no cenário internacional.
A jovem capixaba Lívia Tavares, de 15 anos, formada escolinha de vela do Ices, foi a única representante feminina do Brasil no Campeonato Mundial Juvenil de ILCA 4 (Laser), realizado no Cabrillo Beach Yacht Club, em San Pedro, Los Angeles (EUA).

Competindo entre mais de 100 embarcações de 30 países, Lívia garantiu sua vaga na frota Ouro e conquistou a 28ª colocação geral, alcançando um notável segundo lugar em uma das regatas. Trata-se da primeira vez que uma atleta do Espírito Santo disputa um Mundial na Classe Laser.
Simultaneamente, a equipe de vela oceânica do Ices também brilhou em águas nacionais. O barco +Bravíssimo, comandado por Luciano Secchin, consagrou-se campeão na divisão Cruiser-Racer e vice-campeão geral na 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, realizada entre os dias 19 a 26 de julho.
A competição reuniu a elite da vela de oceano sul-americana, com representantes do Brasil, Uruguai e Argentina.