O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu neste sábado (9) uma ligação telefônica do presidente da Rússia, Vladmir Putin. A conversa durou cerca de 40 minutos.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que os mandatários trataram dos esforços pela paz entre a Rússia e Ucrânia. Putin informou ao colega brasileiro sobre as conversas do Kremlin com a Casa Branca.
Também em nota à imprensa, o servido de informações do Kremlin afirmou que os presidentes conversaram sobre a reunião que Putin teve com o enviado especial da presidência dos EUA à Rússia, Steven Witkoff.
“Os chefes de Estado confirmaram seu compromisso mútuo em fortalecer ainda mais as relações de parceria estratégica russo-brasileira, bem como a interação no âmbito do Brics“, seguiu o comunicado russo.
Durante a conversa, o presidente brasileiro reafirmou que o país sempre defendeu o diálogo para tratar do conflito entre Rússia e Ucrânia.
“O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”, diz o texto divulgado pelo Planalto.
Contexto
A conversa acontece no momento em que os EUA começaram a sobretaxar produtos brasileiros em 50%, em decisão que inclui quase 700 exceções. Ao mesmo tempo, o presidente estadunidense, Donald Trump, ameaça aplicar tarifas severas contra a Rússia e seus países parceiros se Moscou não demonstrar avanços de paz na guerra da Ucrânia.
Contraditoriamente, na próxima semana deve ser realizada uma reunião entre Putin e Trump, que pode significar um avanço diplomático que contrasta com as permanentes ameaças estadunidenses aos países do Brics.
O encontro ainda não tem dia ou lugar determinados. Se for concretizado, será o primeiro encontro entre Putin e um presidente dos EUA desde junho de 2021.
O post Putin liga para Lula para conversar sobre diálogo da Rússia com os EUA e guerra na Ucrânia apareceu primeiro em Brasil de Fato.