
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu (CBHP) promoveu, na última sexta-feira, 08 de agosto, a 70ª Reunião Ordinária, realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Utinga, na Chapada Diamantina. O encontro reuniu membros titulares e suplentes, autoridades e representantes da sociedade civil para debater pautas estratégicas para a gestão hídrica da região.
Durante a plenária, o presidente do CBHP, Guilherme Sarmento, falou que encontros como esse são fundamentais para que os membros do comitê possam alinhar ações, acompanhar o projeto e garantir que as decisões sobre a gestão da água sejam tomadas de forma participativa. Guilherme também ressaltou a importância da participação de representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), na plenária.

Agradeço a presença do Inema, dos membros e das autoridades locais aqui. A Bacia do Rio Paraguaçu é importante para a Bahia, e o nosso papel é cuidar dela”, falou Sarmento.
Ainda no primeiro momento, foi realizada a eleição para escolha do novo secretário do Comitê, Jorge Rodolpho Dias, e também a posse de novos membros. Para o prefeito de Utinga Átila Karaoglan e membro empossado na plenária, é necessário que todos tenham consciência do que está sendo feito em relação à primeira barragem do Rio Bonito.
Precisamos priorizar o consumo da água, mas com foco também na produção da agricultura familiar, porque isso gera renda e dignidade para a população. Essa é a minha luta”, pontuou o novo membro.
Plano de Bacia do Rio Paraguaçu e o convênio de cooperação técnica
Outros destaques da pauta foram os informes sobre o Plano de Bacia do Rio Paraguaçu e o convênio de cooperação técnica entre a Associação dos Agricultores da Bacia do Rio Utinga (AABU) e o Inema. Com este termo que já foi assinado, o Comitê pretende mitigar conflitos, garantir uma gestão de monitoramento e criar um plano de comunicação. Em seguida, os membros e demais participantes conheceram um pouco mais do projeto Canal do Sertão Baiano, que foi apresentado pelo engenheiro civil e membro titular do Comitê, Wilson Mascarenhas.
Também foram apresentados o estágio atual do projeto da Barragem do Rio Bonito e o andamento do processo licitatório para os estudos de seis barragens no Rio Utinga, que terá a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), como entidade contratante. Conforme explicou o coordenador da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos do CBH Paraguaçu, Evilásio Fraga, a parte executiva do projeto da Barragem do Rio Bonito foi concluída e aguarda a fase de licença ambiental.
“Será feito um investimento em média de 150 milhões de reais, com a construção de três barragens de acumulação e seis barragens de nível. Nesse sentido, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica contratou projeto para estudo das seis barragens e ainda há a possibilidade de reativar algumas barragens antigas”, informou Evilásio.
Com a apresentação do Plano de Trabalho 2025 CBHP, a reunião reforçou o compromisso do Comitê em atuar de forma participativa e articulada na preservação e no uso sustentável dos recursos hídricos da Bacia do Rio Paraguaçu, fortalecendo a integração entre poder público, sociedade civil e usuários de água.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.