
Durante a abertura do Congresso Estadual da Advocacia do Espírito Santo, realizado nesta semana em Vitória, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES), Erica Neves, destacou o resgate da presença institucional da entidade e defendeu o equilíbrio democrático, reforçando o papel histórico da OAB como defensora das liberdades e da Constituição.
“Ataques à soberania nacional são inadmissíveis, ao mesmo tempo em que a Supremacia do Judiciário deve ser confrontada. Vivemos um momento histórico e desafiador no Brasil, em que as instituições são testadas diariamente, em que discursos inflamados ameaçam o diálogo, em que a polarização coloca em risco a serenidade necessária para a construção de soluções coletivas”, afirmou Erica.
Ela também reiterou que a entidade não assume posições partidárias e que sua atuação deve refletir os anseios da sociedade por equilíbrio e responsabilidade institucional.
A fala de Erica foi endossada pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, que participou da cerimônia de abertura. Ele elogiou a atuação da Seccional capixaba e afirmou que a Ordem manterá sua postura independente, não se alinhando a governos nem a opositores.

Simonetti também destacou o índice de 83% de confiança da sociedade na OAB, segundo pesquisa recente do Datafolha.
O primeiro dia do Congresso contou com a presença de representantes dos três Poderes, além de nomes relevantes do meio jurídico, como Cléa Carpi, Patrícia Vanzolini e Gustavo Badaró. As inscrições para o evento foram encerradas devido à lotação.
A programação continuou nesta quinta-feira (14), com palestras de especialistas como José Roberto dos Santos Bedaque, Carolina Bonadiman, Eugenio Pacelli de Oliveira, Júlio Cesar de Castilhos, Bruno Máximo e Cezar Britto.