Santander firma acordo com a OpenAI para se tornar banco orientado por IA

O Grupo Santander deu mais um passo importante em direção à transformação digital e firmou um acordo de colaboração com a OpenAI para se tornar um banco IA-driven (orientado por IA), com decisões, processos e interações fundamentados em dados e tecnologia inteligente. Trata-se de uma estratégia desenhada para modernizar e liderar a mudança rumo a um modelo bancário mais personalizado, ágil e eficiente.

O ChatGPT Enterprise foi disponibilizado para cerca de 15 mil colaboradores do grupo nos últimos dois meses, na Europa e nas Américas. A expectativa é alcançar 30 mil usuários até o fim deste ano, ou seja, cerca de 15% da força de trabalho.

Hoje, mais de 6 mil desenvolvedores do Santander usam ferramentas de IA, com aumento de produtividade de 20% a 30% em algumas tarefas. Em 2026, será implementada uma formação obrigatória em IA para os colaboradores.

Veja também: Liderança que protege: o papel do CEO na segurança da informação

Em 2024, as iniciativas de inteligência artificial no Santander foram responsáveis por uma economia de mais de 200 milhões de euros. Os copilotos de IA dão suporte para mais de 40% das interações nos canais de atendimento do Banco. Na Espanha, a ferramenta Speech Analytics processa aproximadamente 10 milhões de chamadas por ano.

“Tudo isso vai transformar a forma como atendemos nossos clientes e nos permitirá gerar mais valor de forma responsável. A combinação da inteligência artificial com o atendimento humano característico do nosso modelo de “banco digital com agências” é o que nos diferencia”, explica Ricardo Martín Manjón, responsável por Dados e IA do Santander.

No Santander, a estratégia de IA está focada em três pilares.  O primeiro é fundamentado na IA integrada em todas as áreas negócios, como gestão de produtos, risco de crédito, marketing, atendimento e operações. Em segundo, a IA presente nas plataformas globais. O terceiro pilar envolve um ecossistema de IA como alavanca de crescimento, com parcerias também com a Microsoft, Amazon e startups.

Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.