
Quem passou pela Fundação Hemoba na manhã desta sexta-feira (15) percebeu uma movimentação diferente. Eram os alunos soldados bombeiros militares, que já estão próximos da formatura e foram até a sede da unidade, na capital baiana, para doar sangue, fazer o cadastro de medula óssea e levar um gesto de amor para os cidadãos, além de incentivar outras pessoas a fazer o mesmo. Eles doaram 111 bolsas de sangue.
“Ao ingressar no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, aprendemos sobre o valor de doar: seja o nosso tempo, o nosso conhecimento, a nossa força e até mesmo a nossa vida. Doar sangue é doar vida. Nós, como alunos, entramos com o mesmo propósito da Fundação Hemoba, o de salvar vidas”, destacou o aluno soldado BM Thiago Mascarenhas.

Segundo o tenente BM Ricardo Cruz, a ação foi um sucesso e mostra o comprometimento dos bombeiros com os baianos. “Eles estão dando um presente para a sociedade como um retorno da nossa instituição; é uma forma de retribuir aos baianos toda a confiança. Foi ideia da turma essa iniciativa, mas queremos perpetuar isso. O objetivo é que toda turma que for se formar faça uma doação de sangue equivalente à quantidade de alunos e, com isso, mostramos à sociedade que temos a obrigação de fazer a nossa parte”, destacou o oficial.
“Essa parceria com o CBMBA é de suma importância para a fidelização, pois eles estão, todos os anos, fazendo uma programação para sensibilizar, captar e fidelizar bolsas de sangue e, dessa forma, a gente mantém um estoque minimamente confortável, para que não seja necessário fazer campanhas emergenciais. É uma parceria de milhões!”, exaltou a assistente social da Hemoba, Mônica Oliveira.

Mesmo sem ter conseguido realizar a doação, o aluno soldado BM Osório Villas Bôas destaca, orgulhoso, a importância da ação e incentiva outras pessoas a doarem sangue. “A ação é de grande importância para ajudar na manutenção do banco de sangue, que sabemos que é deficitário, e estar presente e ajudar na campanha é ajudar também a salvar vidas”, destacou.
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou do responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não deve ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não deve ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento. Os homens podem doar até quatro vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até três vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.