Severodvinsk (Rússia), 19 de agosto de 2025 – O cruzador de batalha russo movido a energia nuclear Admiral Nakhimov, após quase três décadas de paralização, entrou hoje no mar pela primeira vez desde 1997, iniciando testes marítimos no Mar Branco. Imagens divulgadas nas redes sociais e confirmadas pela agência estatal TASS indicam que o navio foi levado por rebocadores enquanto se afastava do estaleiro Sevmash, em Severodvinsk.
A embarcação, pertencente à classe Kirov (Projeto 11442M), começou suas provas de fábrica — a primeira fase dos testes — que, segundo informações, seguirá com ensaios subsequentes no Mar de Barents por vários meses. Essas manobras representam um marco importante para a Marinha Russa após cerca de 25 anos de reforma profunda e reestruturação tecnológica.
A modernização do Admiral Nakhimov se arrasta desde que ele foi recolhido do serviço em 1999 e levado a Severodvinsk. Embora o trabalho tenha sido oficialmente iniciado em 2013, sucessivos atrasos empurraram a data de conclusão diversas vezes: inicialmente esperava-se que voltasse ao serviço em 2018, mas isso só começou a se efetivar mais recentemente.
O sistema de propulsão conta com dois reatores nucleares (com potência térmica combinada de cerca de 300 MW e 140 000 hp), cujos elementos combustíveis foram atualizados e reativados em dezembro de 2024 (reator 1) e fevereiro de 2025 (reator 2).
Prevê‑se que o Admiral Nakhimov, ao retornar à ativa, passará a ser o navio de superfície mais poderoso da Marinha Russa, equipado com sistemas modernos antissubmarino, antinavio e antiaéreos, além de mísseis hipersônicos Zircon, antinavio Kalibr e Oniks, bem como um sistema S-400 navalizado.
Este retorno ao mar coloca o Admiral Nakhimov como substituto potencial do Pyotr Velikiy, seu único navio irmão da mesma classe ainda operacional, cuja desativação e possível desmontagem vêm sendo mencionadas.■
O post Cruzador nuclear russo ‘Admiral Nakhimov’ modernizado inicia primeiros testes de mar apareceu primeiro em Poder Naval.