Santa Casa de Maceió Promove 3º Encontro de Brigadistas com Treinamento Prático


A Santa Casa de Maceió, por meio do Serviço de Segurança do Trabalho (SESTRA), realizou na última quarta-feira (13) o 3º Encontro de Brigadistas da instituição. A atividade contou com a participação de três integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que ministraram palestras e orientações práticas sobre primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios.
Militares do Corpo de Bombeiros participaram o encontro com orientações sobre primeiros socorros e combate a incêndios
Santa Casa de Maceió
O treinamento, considerado um diferencial na edição deste ano, teve caráter dinâmico e voltado para situações reais em casa ou no trabalho. Além das orientações teóricas, os brigadistas participaram de práticas conduzidas pelos instrutores, como a Manobra de Heimlich que consiste em compressões abdominais para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa que esteja sufocando devido à obstrução por corpo estranho, como alimentos.
De acordo com Deiseanne Luz, engenheira do trabalho da Santa Casa de Maceió, o papel do brigadista vai além de agir em casos de principios de incêndio. Entre as funções, está a inspeção periódica dos ambientes de trabalho, realização de testes de equipamentos, treinamento contínuo para resposta rápida em situações de risco e auxílio na evacuação segura de pessoas.
Com 148 brigadistas, Santa Casa de Maceió garante a inspeção periódica dos ambientes de trabalho
Santa Casa de Maceió
“O objetivo é evitar a propagação de incêndios e atuar preventivamente, identificando e eliminando potenciais causas, de modo a evitar a ocorrência do sinistro.”, destacou Deiseanne.
A Santa Casa de Maceió possui um efetivo de 148 brigadistas voluntários. A formação é realizada conforme a entrada de novos integrantes, enquanto a reciclagem ocorre anualmente. Além disso, reuniões mensais para reforçar procedimentos e atualizar protocolos internos.
Encontro compartilhou informações e atualizou brigadistas sobre segurança no trabalho
Santa Casa de Maceió
Segundo a instituição, o número de ocorrências de incêndio ou situações de risco é baixo no hospital, resultado direto do trabalho de prevenção. “Temos registrado pouquíssimas ocorrências, resultado das ações preventivas de Segurança, em conjunto com os brigadistas, para a manutenção de ambientes seguros.”, reforçou Deiseanne Luz.
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874
Adicionar aos favoritos o Link permanente.