Pacientes denunciam falta de transporte do TFD em Feira de Santana e perdem atendimento em Salvador

Pacientes do TFD
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Pacientes de Feira de Santana relataram ter perdido consultas e procedimentos médicos em Salvador nesta quinta-feira (14) devido à falta de transporte do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com os relatos, o deslocamento estava confirmado, mas ao chegarem no Terminal Central, foram informados de que o veículo destinado à viagem havia quebrado. No entanto, segundo os pacientes, um carro chegou a sair com três vagas desocupadas, mas eles não foram autorizados a embarcar por não constarem na lista.

Paulo César e a esposa Maria Nilza, moradores do bairro George Américo, afirmam ao Acorda Cidade que a ausência de transporte pode comprometer o tratamento da paciente, que realiza bloqueios e aplicações que não podem ser interrompidos para não perder a vaga no hospital.

Outro paciente, Adilson Campos, morador do bairro Tomba, disse que viaja semanalmente para consultas em Salvador, mas desta vez foi surpreendido pela informação de que no sistema constava que ele teria desistido da viagem, mas ele nega a desistência. Já um terceiro usuário do serviço, que faz tratamento pulmonar no Hospital das Clínicas, declarou que essa foi a quinta vez consecutiva que perdeu o atendimento por falta de transporte.

Segundo os pacientes, que compareceram na Central de Regulação, localizada na Avenida João Durval Carneiro, cerca de 20 pessoas ficaram sem viajar nesta quinta-feira. Alguns conseguiram custear o deslocamento por conta própria. Eles cobram da Secretaria de Saúde providências imediatas e afirmam que a situação poderia ser resolvida até com um veículo menor, já que não havia cadeirantes no grupo.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

NOTA OFICIAL

A Secretaria Municipal de Saúde informa que um dos veículos do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) apresentou problema mecânico, impossibilitando o transporte de alguns pacientes para Salvador nesta data. Situações como essa, infelizmente, podem ocorrer.

Já no início da atual gestão, foi constatada a necessidade de ampla renovação da estrutura do TFD. Desde então, já foram incorporadas quatro novas ambulâncias, veículos de pequeno porte e está em fase avançada o processo para aquisição de mais um ônibus, ampliando a capacidade e a segurança no transporte. A Secretaria segue empenhada em implementar soluções e melhorias contínuas para este serviço essencial.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.